Talend e Slowly Changing Dimensions (SCD)

Compartilhe este post

Hoje irei demonstrar como criar dimensões históricas – Slowly Changing Dimensions, ou simplesmente SCD – através do Talend. Este tipo de dimensão é interessante em muitos processos onde seja importante manter histórico dos dados.

Primeiramente, crie um arquivo de texto com o seguinte conteúdo:

ID;Funcionario;EstCivil;Cargo;SalBase;Comissao
33;Pedro Siqueira;Solteiro;Vendedor;2100.00;3

Em seguida, crie um novo metadado no repositório de seu projeto apontando para este arquivo.

O schema deste metadado deverá ficar conforme a imagem abaixo:

Feito isso, crie uma conexão com o banco de dados que você irá utilizar, neste tutorial estou utilizando o MySQL.

Crie um novo job e então selecione as duas conexões até este momento criadas e arraste para o mesmo, uma nova janela irá surgir para que você escolha em qual componente deseja utilizar cada conexão, selecione tMysqlSCD para a conexão com o banco de dados e tFileInputDelimited para o arquivo de texto.

talend scd

Conectando os Componentes

Arraste o fluxo Main a partir do componente tFileInputDelimited até o componente tMysqlSCD (clique com o direito sobre o primeiro, vá ao submenu Row, clique em Main e então leve a seta até o componente de saída).

talend scd

Selecione o componente tMysqlSCD e vá até a view Component, altere a opção “Action o table” para “Create table if not exists” e então vá até a opção “SCD Editor”.

Uma nova janela irá se abrir onde customizaremos o funcionamento de nossa SCD, mas primeiramente é necessário compreender o que são os Types SCD:

Os Types dentro do SCD determinam qual atitude desejamos tomar caso um determinado campo em um registro sofra alterações, os types utilizados no Talend são os seguintes:

Type 0 – Sem ação
Type 1 – Sem histórico
Type 2 – Histórico através de registros (linhas)
Type 3 – Histórico através de campos (colunas)

Além dos types, temos também a Surrogate key, que é a nossa chave substituta, afinal é uma boa prática ter uma chave diferente daquela do sistema de origem.

talend scd

Vamos arrastar o campo ID de Unused para Source keys
Funcionario para Type 0
EstCivil para Type 1 pois desejamos atualizar este campo, mas não manter histórico
Cargo e SalBase para Type 2 pois desejamos manter histórico através de novos registros
Comissao para Type 3, pois desejamos manter a comissão anterior como histórico em outro campo no mesmo registro, altere também o nome do campo em previous value de previous_Comissao para Comissao_Anterior.

Marque também as opções version e active, para que sejam criados dois campos onde teremos o indicador de ativo e a versão do registro.

Por fim, vamos dar um nome à nossa Surrogate key, coloque SK e na opção creation deixe “Table max + 1”.

talend scd

Execução e Testes

Aperte o PLAY na aba Run ou pressione F6.

Após a execução, abra o SQL Builder, selecionando o componente tMysqlSCD, indo até a view Component e clicando no botão com um par de óculos ao lado do campo “Table”.

Execute a query “select * from dm_funcionario”, a dimensão que acabamos de criar através deste componente. Observe o resultado, como as colunas estão desordenadas:

Uma possível solução a esse problema seria editar o schema do componente, no entanto parece que o editor SCD e o editor de schema não conversam muito bem e provavelmente você irá se deparar com o seguinte erro:

Isso acontece pois o previous value do type 3 é renomeado erroneamente para o mesmo nome do current value, e se você tentar renomear, o schema voltará à desordem anterior.

Existem alguns workarounds para este problema, vulgo gambiarras, e nós iremos evitá-las em pról da boa prática de criar nossos modelos de dados e tabelas previamente ao invés de encarregar as ferramentas de ETL.

Delete a tabela dm_funcionario criada pelo componente Talend de SCD e crie novamente executando a seguinte query:

CREATE TABLE `demoproject`.`dm_funcionario` (
 `SK` int(11) NOT NULL,
 `ID` int(11) NOT NULL,
 `Funcionario` varchar(30) DEFAULT NULL,
 `EstCivil` varchar(10) DEFAULT NULL,
 `Cargo` varchar(15) DEFAULT NULL,
 `SalBase` float(10,3) DEFAULT NULL,
 `Comissao` float(3,2) DEFAULT NULL,
 `Comissao_Anterior` float(3,2) DEFAULT NULL,
 `scd_active` bit(1) NOT NULL,
 `scd_version` int(11) NOT NULL,
 `scd_start` datetime NOT NULL,
 `scd_end` datetime DEFAULT NULL,
 PRIMARY KEY (`SK`)
) ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=latin1

Execute novamente o job e depois vá novamente ao SQL Builder e execute “select * from dm_funcionario”, veja que agora tomamos o controle da estrutura de nossa tabela por mais que o schema esteja desordenado.

Agora vamos realizar alguns experimentos alterando o nosso arquivo de entrada e observando os resultados.

Type 0

Primeiramente, experimente alterar o nome do funcionário: observe que mesmo que nenhuma alteração acontece em nossa tabela.

E se agora você alterar o ID do funcionário? Um novo registro será inserido em nossa tabela com o nome anteriormente alterado, pois o ID que é nossa chave na origem foi alterado, porém o registro anterior permanecerá ativo.

talend scd
SCD tipo 0

Type 1

Vamos alterar o campo EstCivil deste funcionário: o campo é atualizado, mas nenhum histórico é mantido. Experimente alterar o estado civil e o nome do funcionário ao mesmo tempo e observe que mesmo assim o nome do mesmo não é atualizado.

talend scd
SCD tipo 1

Type 2

Agora deixando o nome ainda alterado, experimente alterar os campos Cargo e/ou o SalBase do funcionário: um novo registro será inserido com estes campos atualizados, o registro anterior de mesmo ID será marcado como inativo (scd_active = 0) e terá atualizado o campo indicando o período de tempo pelo qual ele ficou ativo (scd_end). O novo registro será marcado como ativo (scd_active = 1) e terá a versão incrementada (scd_version = 2).

Além disso, uma observação importante e que você deverá levar em conta para tomá-la a seu favor: observe que o nome do funcionário foi atualizado! A explicação para isso é os dados a serem inseridos no novo registro são obtidos a partir do arquivo de entrada, e neste caso mesmo os campos marcados como type 0 irão se comportar como type 2. Use isso a seu favor: há situações nas quais determinados campos somente devem ser atualizados caso outros campos sejam alterados, nestes casos, utilize type 0 e type 2 em conjunto.

Type 3

Por fim, experimente alterar o campo Comissao no arquivo de entrada: observe que o valor anterior irá para o campo Comissao_Anterior e o novo valor será atualizado no campo Comissao.

talend scd
SCD tipo 3

Isso é tudo o que você precisa para implementar o conceito de SCD com o Talend, qualquer dúvida, é só entrar em contato. Assine também a nossa newsletter para ter acesso às últimas novidades. 🙂

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades mais recentes sobre o Talend e aprenda com nossos experts

Leia outros posts do nosso blog

Talend

Talend Studio: Usando variáveis de contexto

Olá, neste job mostraremos como definir variáveis de contexto no Talend Studio. Variáveis de contexto podem armazenar diretórios, configuração de banco de dados, enfim tipos

Talend

Acessando Web Services SOAP no Talend

A utilização de Web Services é comumente usada na integração e comunicação entre sistemas. Nesse artigo começaremos com uma breve introdução sobre Web Services, o que são, seu formato padrão e como podem ser utilizados, posteriormente, iremos aprender como realizar requisições a um Web Service utilizando o Talend com um exemplo prático usando um Web Service de captura de endereço através do CEP.

Para o desenvolvimento desse artigo iremos utilizar um Web Service pertencente ao pessoal do Byjg, que é um site que possui diversos serviços para diversas situações, dentre eles está o serviço de consulta de CEP, no qual podemos passar um CEP para ter como retorno o endereço, e vice-versa.

Quer acelerar a tomada de decisão com dados de qualidade?

Fale conosco agora mesmo!

Fale com nossos experts

O café é por nossa conta!